A arte serve para transmitir uma mensagem. No pleno sentido da palavra serviço. Ela é útil, faz sentir e pensar. Ao fazer pensar, a arte tem a capacidade de alavancar transformações. Pensar é algo muito importante e valioso no período em que vivemos, onde o ser humano não deseja se esforçar nem mesmo para pensar, pesquisar e refletir sobre as questões ao seu redor. Entretanto, as pessoas estão mais voltadas em assimilar do que processar.

O público de hoje consome arte, principalmente o que se produz por meio digital, a chamada arte digital. Ela tem esta classificação por focar meios digitais: seja no início do processo criativo ou no final, seja por meio de ferramentas ou na obra artística.

A arte tem ligação direta com um processo criativo. E a criação é algo que independe das ferramentas, e existe muita discussão sobre os fundamentos das ideias e de onde elas vêm: se há inspiração do Alto ou de baixo, ou ainda se não há nenhuma inspiração, pode-se chamar de arte? Estou lendo "Cultura ou lixo?" de James Gardner para refletir mais sobre isto. Enquanto isto, deixo um resultado de obra usando Blender e Photoshop. Há quem use Daz 3D, mas ao final, pouco valhe a ferramenta. O importante é comunicar.